Referência em transparência pública, Prefeitura de João Pessoa se reúne com equipe de Maceió

 A Prefeitura de João Pessoa é referência de qualidade na prestação de serviços à população quando o assunto é transparência pública e ouvidoria. Neste ano, foram registradas 1.830 manifestações no Fala.BR e mais 1.393 atendimentos na ouvidoria. Devido o ótimo desempenho, a equipe da Secretaria Executiva da Transparência Pública (Setramp) participou de uma reunião com representantes da Prefeitura de Maceió para troca de experiências. No encontro, que aconteceu de forma virtual na manhã desta terça-feira (14), foram apresentadas as ações da ouvidoria, através da ferramenta Fala.BR do Governo Federal, e a metodologia de trabalho da equipe da Capital paraibana. 



O secretário executivo da Transparência Pública do Município, Lucas Henriques, destacou a importância dessa troca de experiências. “É muito gratificante saber que outras prefeituras reconhecem João Pessoa como referência de qualidade na prestação dos serviços de Ouvidoria à população. Encontros como o de hoje é uma troca mútua de experiências. Desta forma, procuramos sempre contribuir e disseminar nossa forma de fazer transparência e ouvidoria, porque acreditamos que colaborar com outros municípios é a melhor forma de construirmos um país melhor, fortalecendo a cultura da transparência e de atendimento de qualidade ao cidadão”, disse.

O analista da Secretaria Municipal de Controle Interno de Maceió, Tadeu Pereira, ressaltou que João Pessoa tem servido de referência. “O encontro foi de suma importância para entendermos como funciona o Fala.BR em nível local. Foi possível entender seus fluxos internos, sua importância e vantagens através da troca de experiência dos próprios usuários da ouvidoria geral de João Pessoa”, disse.

Plataforma – O Fala.BR funciona 24h por dia, com a garantia de autenticidade, confidencialidade e integridade de dados e documentos. A plataforma é desenvolvida pela CGU e foi cedida sem ônus as gestões municipais. O sistema permite a qualquer cidadão encaminhar – de forma ágil e com interface amigável – pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria, tudo em um único ambiente e em conformidade com a legislação. Para ter acesso, basta clicar aqui.

A Prefeitura de João Pessoa fez adesão à plataforma em 2018. Desde então, a Ouvidoria já recebeu mais de 9 mil manifestações somente na plataforma, sendo 79% das manifestações resolvidas dentro do prazo. Os dados podem ser acessados no Portal da Transparência Pública, no Painel Resolveu da Ouvidoria Geral, no endereço eletrônico

  • Texto: Nayanne Nóbrega
    Edição: Cristina Cavalcante
    Fotografia: assessoria

  • https://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias


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